Minicurso de Matemática Financeira (2011.2)



    Este minicurso teve
Carga horária: 10 h/a

O minicurso teve início no dia 05/11/11 e término no dia 05/12/11.

Assuntos do minicurso:
Razão,proporção, grandezas direta e inversamente proporcionais e regra de três simples;Porcentagem,aumentos e descontos;Juros e poupança.

        Neste minicurso ,além das dinâmicas,vídeos e textos,utilizamos bastante os computadores da escola,principalmente para ensinar a calcular capitalizações e produzir o gráfico das mesmas.Ensinamos a utilizar basicamente a calculadora científica.Na época utilzamos o orkut na comunidade do PIBID João Mattos para lançarmos os desafios à galera valendo brindes.http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113087959
      
       
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Antes de iniciarmos efetivamente o minicurso aplicamos um teste de conteúdo aos alunos,com as seguintes finalidades: avaliar o nível de conhecimento dos alunos no que se refere ao assunto do minicurso,e comparar este nível com o nível em que os alunos se encontrariam no fim do minicurso,o que nos permite avaliar o nosso trabalho.Além disso, aplicamos também um pequeno questionário com o objetivo de conhecermos o tamanho da presença ou ausência da matemática financeira na vida destes estudantes. No último dia de aula também aplicamos um pequeno questionário sobre o sentimento deles ao ter participado daquela experiência educacional.


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Um dos instrumentos lúdicos que utilizamos nas aulas de porcentagem foi o tangram.

O Tangram é outro jogo de tabuleiro muito famoso e com diversos benefícios. Na verdade ele é um quebra-cabeça chinês, e diferentemente do tradicional, ele só é formado por 7 peças que são 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. E somente com essas 7 peças, a pessoa pode formar várias figuras diferentes e ainda sem sobrepor nenhuma peça. Na verdade, com o Tangram você pode formar mais de 1700 figuras diferentes.
Ensinamos os meninos a fazer tangram de cartolina e a entender suas proporções intuitivamente.

Metodologia

Fazer a construção do Tangram por construção geométrica (régua e compasso) em folhas de cartolinas ou papel cartão, seguindo os seguintes passos: 
1. Construir um quadrado de lado 10 cm (ou maior) 
2. Traçar uma das diagonais e marcar dois pontos médios (A e B) dos lados do quadrado.
Quadrado com marcações para gerar o Tangram.
3. Traçar o segmento de reta AB paralelo à diagonal traçada anteriormente.

Quadrado com marcações para gerar um Tangram.
4. Traçar a outra diagonal do quadrado até o segmento AB.
5. Dividir a primeira diagonal traçada em quatro partes (segmentos) iguais.
Quadrado com marcações para gerar um Tangram

6. Traçar os segmentos IN e AL.

Imagem de quadrado com marcações para gerar um Tangram.
Observe que o quadrado ficou dividido em sete peças que são as sete peças do Tangram.

Tangram de frações

Para que os alunos possam entender melhor a atividade, peça para que eles construam o quadrado em papel milimetrado. Com a sua ajuda, o aluno irá explorar e registrar em cada figura a fração que corresponde do total, ou seja, do quadrado que gerou as sete peças do Tangram, como na figura do exemplo abaixo.

Tangram com identificação de fração correspondente a cada figura com relação ao todo.


Tangram de porcentagens


Faça outra construção com os alunos utilizando um quadrado do mesmo tamanho do anterior. Explore-o por meio de comparação das figuras e coloque em cada figura o percentual que cada uma corresponde do quadrado que gerou as sete peças do Tangram.

Tangram em que as porcentagens em relação ao todo correspondentes a cada peça estão indicadas.


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Como de praxe, as paródias musicais também fizeram parte deste projeto. Duas músicas bastante conhecidas foram parodiadas : “Pra você” da Paula Fernandes, se tornou: “Se a porcentagem ocorrer”; e “ Ai se eu te pego” ,sucesso de Michel Teló, tornou-se “Financiamento sem tormento”. As letras das músicas são de autoria nossa e também é de nossa responsabilidade o instrumental e a filmagem dos clipes das canções em sala de aula. Os alunos recebem as letras e cantam conosco as musiquinhas que têm objetivo tanto de descontração da aula, como o de ensino focado em formalização, já que nas músicas se encontram fórmulas e definições ,de forma a auxiliar a memorização das mesmas. Graças aos sites de relacionamento temos hoje números ótimos  de exibições de vídeos na internet.




VÍDEO DA PARÓDIA DE PORCENTAGEM
paródia:"se a porcentagem ocorrer"



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Utilizamos a sala de informática para ensinar aos meninos as fazer no Excel como construir gráficos através das tabelas de capitalizações simples e compostas.Os meninos deviam reproduzir as tabelas e os gráficos nos computadores em que estavam.
















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O diferencial deste minicurso foi a competição entre as equipes: cada equipe deveria expor um exemplo de capitalização (consórcio,casa,banco,loja de automóvel,empréstimo) e falar como aconteceu  o financiamento ,prós e contras e dar uma aula para toda a turma no fim do curso. A melhor equipe ganhou kits(borracha,lapiseira,caderno,marca-texto,caneta e calculadora científica) e um ponto na média da matemática na escola.







VÍDEOS:

apresentação de Jorge e Washington sobre empréstimo em financeira,no último dia do curso .
Parabéns equipe 2!





encenação de compra de veículo financiado. Parabéns equipe 1!










CAPITALIZAÇÃO SIMPLES

Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. a taxa varia linearmente em função do tempo. Se quisermos converter a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; se desejarmos uma taxa anual e tendo a mensal, basta multiplicar por 12, e assim por diante.
CALCULO DOS JUROS:
Valor dos juros é obtido da expressão: J = C x i x n onde:
j   = valor dos juros
C  = valor do capital inicial ou principal
i   = taxa
n  = prazo
M = montante final

CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
Quando uma determinada soma de dinheiro está aplicada a juros simples, os juros são sempre calculados sempre sobre o montante inicial. quando uma soma está aplicada a juros compostos, os juros são calculados não apenas sobre o capital inicial, mas sobre este capital acrescido dos juros já vencidos.
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.
O conceito de montante é o mesmo definido para capitalização simples, ou seja, é a soma do capital aplicado ou devido mais o valor dos juros correspondentes ao prazo da aplicação ou da divida.
A simbologia é a mesma já conhecida, ou seja, M, o montante, C, o capital inicial, n, o período e i, a taxa.

M = C(1 + i)n


uma turma maravilhosa




VÍDEO:
paródia: "financiamento sem tormento"
assunto: juros simples e compostos

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Reportagem para fazê-los entender o drama das dívidas.O importante aqui é mostrar aos alunos a importância da matemática financeira no cotidiano:




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         O minicurso de Matemática Financeira, também foi um pedido dos professores. Sendo um assunto de grande importância no cotidiano e geralmente pouco visto no ensino regular. De início fizemos uma sondagem para diagnosticar o contato que os alunos tiveram com esse conteúdo, 60% dos alunos não tiveram contato ou não tem certeza.. E 100% acham importante essa matéria e que a Matemática financeira deveria ter mais espaço nas escolas.



          No início do  minicurso de Financeira foi feito um teste de conhecimento, contendo problemas básicos de porcentagem e juros, a maioria dos alunos não se saiu bem no teste. Ao contrário do que aconteceu no fim do minicurso em que aplicamos o mesmo teste, e as notas melhoram consideravelmente. Foi perguntado aos alunos se tinham gostado de participar do minicurso e a opinião sobre a metodologia utilizada no minicurso: 100% dos alunos que concluíram o minicurso disseram que a metodologia foi boa à excelente. E todos gostaram de ter feito o minicurso.
         As dificuldades dos alunos são muitas,principalmente no que se refere à base de conteúdo. Em relação às provas de conteúdo os resultados foram o seguinte: na primeira aula 9% dos alunos tiraram nota maior ou igual a seis na nossa provinha,com 81% abaixo da nota quatro.No fim do minicurso,33% tiraram nota maior ou igual a seis; com apenas 33 % abaixo da nota quatro. Sabemos que muito ainda deve ser melhorado,mas de acordo com as responsabilidades e objetivos do PIBID percebemos que estamos no caminho certo!


4 comentários:

  1. Vi todas as páginas e achei maravilhoso a forma como vocês lidam com a matemática. Deve ser muito legal ser aluno de vocês. A mais legal foi o financimaneto s em tormento, essas paródias são com certeza as que eu já vi.

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  2. Muito legal a maneira como os assuntos são trabalhados. Com aplicações reais e aulas lúdicas tudo é mais atrativo. Acredito que os alunos se sentem muito a vontade nos minicursos, e isso contribui bastante para o desenvolvimento deles.
    Parabéns pela iniciativa e muito sucesso a todos da equipe!!!

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